Alexandra Lima da Silva

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Alexandra Lima da Silva

Teacher, Historian, Writer of children's and youth literature, Consultant

  • “O NEGRO SÓ SE REUNE PARA DANÇAR”: RAÇA E RACISMO EM HUMBERTO DE CAMPOS. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO, v. 30, p. 23-31, 2021.

    https://www.ufmt.br/ndihr/revista/revistas-anteriores/revista-dm-30.pdf

  • A carne do mercado: livros didáticos e o florescimento do comércio livreiro na cidade do Rio de Janeiro. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 14, p. 223-249, 2014.

    https://www.redalyc.org/pdf/5761/576161039010.pdf

  • BANDEIRANTES: UM IMPRESSO EDUCATIVO, RECREATIVO E PROPAGANDÍSTICO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 22, p. 1-26, 2020.

    https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4741

  • Braços nas argolas e sorrisos nos rostos: narrativas museais sobre a escravidão. REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS, v. 1, p. 33-54, 2021.

    https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/193391

  • Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-27, 2018.

    https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230067

  • CITY OF LETTERS. TEXTBOOKS, MEMORY AND EXPERIENCES. Rivista di storia dell?educazione. https://doi.org/10.4454/rse.v5i1, v. 1, p. 117-133, 2018.

    https://rivistadistoriadelleducazione.it/index.php/rse/article/view/8010

  • Escritas de si, escritas da liberdade: representações sobre as viagens em autobiografias de escravizados. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. v. 2, p. 413-427, 2017.

    https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3407

  • Escritores da liberdade: autobiografias de escravos, impressos e História da Educação. EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996), v. 19, p. 103-132, 2016.

    https://www.academia.edu/32218786/Escritores_da_liberdade_autobiografias_de_escravos_impressos_e_Hist%C3%B3ria_da_Educa%C3%A7%C3%A3o

  • Flores de ébano: a educação em trajetórias de escravizadas e libertas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 4, p. 263-311, 2019.

    https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5072

  • Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 7, p. 263-284, 2018.

    https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/411

  • Fragments of Myself: Autobiographical Writing as Freedom Practice in the Experience of an Afro-Latina Professor. â00EWSQ: Womenâ019s Studies Quarterly 49, v. 49, p. 191-202, 2021.

    https://muse.jhu.edu/article/835953

  • Lado a lado: marcas católicas do Bandeirantismo no Brasil. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 21-39, 2017.

    https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/70539

  • Libros de texto de la historia de Brasil: Entre sujetos, prácticas y métodos (Río de Janeiro, 1870-1920).

    https://revistas.udenar.edu.co/index.php/rceilat/article/view/4392

  • Memória e patrimônio na história da educação: possibilidades e desafios. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 18, p. 425-444, 2019.

    https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/50293

  • O CANTO DAS AVES NEGRAS: Escrita e docência como sonho de liberdade para mulheres negras. Teias (Rio de Janeiro), v. 23, p. 27-40, 2022.

    https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/67103

  • O SABER QUE SE ANUNCIA: O PODER DA PALAVRA EM TEMPOS DE ESCRAVIDÃO (RIO DE JANEIRO, 1830 A 1888). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 18, p. 1-29, 2018.

    https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e002

  • O voo das graúnas: estudantes negras/os como intelectuais. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 22, p. 1-22, 2022.

    https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e221

  • PATRIMÔNIO EDUCATIVO IMATERIAL: RELATOS DE MESTRES PIFANEIROS SOBRE APRENDIZAGENS INICIADAS NAS INF NCIAS. HUMANIDADES & INOVAÇÃO.

    https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5008

  • Pela liberdade e contra o preconceito de cor: a trajetória de Israel Soares. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO, v. 21, p. 1-17, 2017.

    https://www.academia.edu/34113505/PELA_LIBERDADE_E_CONTRA_O_PRECONCEITO_DE_COR_A_TRAJET%C3%93RIA_DE_ISRAEL_SOARES_FOR_FREEDOM_AND_AGAINST_COLOR_PREJUDICE_THE_STORY_OF_ISRAEL_SOARES

  • Pelas mãos de Eugênia: experiências de mulheres negras em uma família no Rio de Janeiro (1897-1957). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE), v. 42, p. 383-403, 2022.

    https://doi.org/10.1590/1806-93472022v42n90-19

  • Promise and devotion: catholicism and Girl Guides in Brazil. Rivista di Storia dell’Educazione, v. 8, p. 145-153, 2021.

    https://rivistadistoriadelleducazione.it/index.php/rse/article/view/10519

  • RAÍZES DE ÉBANO: EDUCAÇÃO COMO CAMINHO DA LIBERDADE NO CINEMA. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, p. 884-901000, 2018.

    https://www.academia.edu/37542260/RA%C3%8DZES_DE_%C3%89BANO_EDUCA%C3%87%C3%83O_COMO_CAMINHO_DA_LIBERDADE_NO_CINEMA_ELBONY_ROOTS_EDUCATION_AS_A_PATH_OF_FREEDOM_IN_THE_MOVIE_THEATER

  • Resenhando autoras negras: feministas, plurais e diaspóricas. Revista Docência e CiberCultura, v. 3, p. 246-261, 2019.

    https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/47165/0

  • Semper Parata: catolicismo e bandeirantismo no Brasil. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA, v. 19, p. 1501-1517, 2019.

    https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/25700

  • Sujetos en tránsito: Viajes y proyectos de modernización de instituciones correccionales. REVISTA CABÁS, v. 24, p. 51-65, 2020.

    http://revista.muesca.es/documentos/cabas24/4-%20Sujetos%20en%20transito-Instituciones%20correccionales.pdf

  • The flight of the blackbirds: black students as intellectuals. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 22, p. 1-22, 2022.

    https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e221

  • The silence of the letters: Slavery, education and freedom in Rio de Janeiro (Brazil, 19th century). Rev hist edu latinoam, v. 23, p. 259-278, 2021.

    https://www.redalyc.org/journal/869/86971946012/html/

  • UN MUNDO IMAGINARIO. Rastros autobiográficos en la escritura de Kaurin. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 20, p. 153-169, 2015.

    https://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v20n64/v20n64a8.pdf