Alexandra Lima da Silva

Menu Fechar

Alexandra Lima da Silva

Teacher, Historian, Writer of children's and youth literature, Consultant

  • FLORES DE ÉBANO: ESCRITAS DE SI, TRAJETÓRIAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO [2018-2021]

    Este projeto analisa os significados das escritas de si na experiência de escravizadas e escravizados no século XIX. Objetiva interpretar os significados da inserção de tais sujeitos no universo da cultura escrita, sinalizando para a importância de compreender os diferentes saberes e experiências dos cativos. A partir do mapeamento e do cruzamento de documentos diversos, tais como autobiografias, relatos de viagem, correspondências, jornais, dentre outras fontes, procura compreender a importância da instrução na experiência de escravizados, com especial atenção aos Estados Unidos e ao Brasil. Defende as escritas de si como resistência e como caminho na luta pela conquista e ampliação de direitos.

    Financiamento: FAPERJ; CAPES, Prociência UERJ

  • SEMENTES DE ÉBANO: REDE DE SOCIABILIDADE E EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE MOBILIDADE SOCIAL EM UMA FAMÍLIA NEGRA NO PÓS-ABOLIÇÃO FLUMINENSE [2022-2024]

    Este projeto defende que o investimento na ampliação das redes de sociabilidade e na educação foram estratégias de mobilidade social na experiência de uma família negra no pós-abolição fluminense. A partir da revisão da literatura e do cruzamento com fontes documentais diversas, tais como periódicos e registros civis e eclesiásticos, o projeto procura problematizar os significados da maior visibilidade dada às trajetórias individuais de homens negros nos estudos históricos. Procura interrogar os silenciamentos produzidos em relação às mulheres negras no interior das famílias. Compreende família negra de forma ampliada, como uma comunidade de afeto e solidariedade, com destaque para o protagonismo das mulheres negras, que exerciam o papel de guardiãs da memória familiar.

    Financiamento: CNPq, Prociência UERJ